Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Olha, eu já casei! Quero contar tudoooooooo e vender os meus, seus, nossos pedaços do sonho. Para postar o que quer vender mande um email com fotos e preço para leticiamattioli@hotmail.com com o título "Caseivendi"

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Etiqueta do Casamento

Como devemos nos portar como noiva, noivo, convidados, padrinhos e etc? Existem mil detalhes acontecendo e nem todos têm certeza do que é apropriado ou não. Então vamos dividir por função? Rs

Noivas

Todo mundo fala que a noiva pode tudo, mas olha a novidade: Não pode não. Primeiro porque nada combina mais com noiva do que classe, mas isso também não significa que não deve correr atrás das suas vontades. Quando você tem disponível o investimento para tudo que deseja, você tende a encontrar menos empecilhos. Se não, é preciso realizar alguns milagres. Se você tem a quem pedir ajuda, mãe, tias, avós, amigas peça, se não tem, também vai precisar realizar mais alguns milagres.
O importante é parar e respirar, mesmo quando parece que não dá tempo, para que você tenha clareza o suficiente para realizar tudo o que precisa. Antes de casar minha situação era, trabalhando em outra cidade 10 hs por dia, chefe louco de pedra, sem ajuda extra, fazendo escolhas criativas pq tenho um gosto caro. Eu tentei ser educada e focada em tudo. Mas nem sempre é possível, aliás educação sempre, mas foco.................difícil. Muitas vezes ia a fornecedores relatando exatamente o que queria e quanto podia gastar, mas outras vezes não me dei o tempo de refletir e decidir porque sabia que ainda tinha muito a resolver.
Na medida do possível tente não enlouquecer, não trate mal seu noivo por pirações porque se isso acontecer, toda a cerimônia e festa passam a não fazer sentido. Conte tudo pra quem acredita em casamento e está feliz por vc, mas não abra a sua boca para os invejosos e pessimistas. Se  no seu caso essas pessoas forem os mais próximos de vc, peça ajuda a Deus, sua situação é complicada. Acredito em foco, ajuda e educação, mas também não precisa ser condescendente. Fornecedores e contratados tb tendem ao erro e as vezes é preciso se fazer ouvir.  

Noivo

Lugar de homem é aonde? Rsrs...Em qualquer lugar menos escolhendo a cor da madeira da cadeira. Cada uma conhece o que tem, mas não acho que devem dar opinião sobre decoração, cor ou whatever. Nosso trabalho deve ser convencer e explicar o possível para o noivo, namorado e basta. Uma boa dica para o fazer se sentir participante é a parte de Degustação. Eu e maridinho nos divertimos muito em inúmeras degustações.

Mãe de Damas e Pajens

Hoje em dia é comum que os pais de damas e pajens paguem pelo aluguel ou confecção das roupas. E acredito que mais do que isso, na correria do dia a dia a maioria das noivas estão atoladas de afazeres, além do casamento tem a lua de mel, casa nova, e etc, e é delicado oferecer ajuda neste quesito. Por serem mães, têm maior sensibilidade e entendem que podem ajudar, até por se sentirem honradas pelo convite.


Madrinhas

Cada um tem a amiga que merece né? Relapsas, atenciosas, presentes, sumidas, etc...Antes de me casar, não tinha ideia de como uma madrinha pode ter um papel tão efetivo nas preparações. Acho que nos EUA é legal porque elas tem funções específicas, meu sonho!! Rs. Acho que gostaria tanto de ter dado listinhas pras minhas, quanto receber uma quando recebo um convite. Mas enfim, na loucura de hoje em dia é difícil e temos que nos adaptar.
Como madrinha você precisa se preocupar com a sua apresentação em geral. Converse com a noiva e se você não tem habilidade para make e hair vá a um salão sem pestanejar.
Acredito que uma boa dica seja as madrinhas compreenderem que a vida da amiga passou a ser casamento, e dar atenção a isso é muito importante.



Convidados

Nunca leve com você alguém que não foi convidado. Se tiver intimidade e for uma situação inusitada, converse com os noivos e saiba das possibilidades. De outra forma, além de ser rude, saiba que o valor do buffet e espaço pode aumentar e algumas vezes existe até multa caso o número exceda o limite a mais que já estava calculado. No meu caso tive vários problemas pelo número ter passado.

Presente de Casamento

Acho inadmissível ir a um casamento sem ter comprado um presente. Cada um pense como precisar para se convencer, pode ser por delicadeza, por amor e carinho ao casal ou um dos noivos ou mesmo aos pais dos noivos. Se nenhum sentimento desses te convence e vc nem gosta de casamentos, pense que você está indo a um evento ou jantar, enfim, algo que requer um custo, e como convidado você não é obrigado a pagar mas saiba que cada convidado a mais é algo a menos que os noivos abrem mão as vezes para a própria casa. Lógico que nem todos os casamentos são baseados em economia. E caso você convidado esteja com a grana curta, pense quão curta está. Se vc costuma sair pra jantar com a namorada/o ao menos uma vez ao mês, sacrifique um deles e compre um presente, mesmo q seja simples.
As madrinhas e padrinhos têm mais liberdade de conversar com os noivos, saber do que precisam, comprar em um lugar com mais desconto e de repente até explicar que sua situação é ruim agora, mas não quer deixar passar em branco. Já cheguei a dar presente de R$70, como madrinha pois estava desempregada e isso era tudo que eu tinha. Mas não passei fome por causa disso e com certeza foi valioso para quem recebeu.
O que acham disso, heim?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário